Blog do Tas

Efeito colateral do “Arroz na Churrasqueira” com garrafa PET: risco de câncer!

21 de fevereiro de 2014, 14:38

Escrito por marcelotas

Video: Takaite Takehara

 

Há uma multiplicação de vídeos na web com dicas de como curtir um bom churrasco. No vídeo acima, o animado e simpático Takaite dá uma receita cada vez mais comum: o “Arroz na Churrasqueira” feito na garrafa PET.

Aparentemente inofensivo e até sustentável, já que usa a mesma brasa que assa a carne para cozinhar o arroz, a iguaria carrega risco de efeito colateral trágico: o câncer.

A palavra fica com Michelle De Benedictis, Nutricionista Funcional, que esclarece o que a brincadeira traz de perigoso para a saúde: “plásticos, em geral, quando aquecidos podem liberar componentes tóxicos como a Dioxina, Bisfenol-A que estão relacionado à problemas hormonais, incluindo obesidade e aumento do risco de câncer (estudo do Programa Nacional de Toxicologia nos EUA)”.

 

Resumo da dica da doutora: plásticos devem ser usados apenas para alimentos frios. Se você quer aquecer ou cozinhar alimentos use panelas e recepientes de metal, argila ou cerâmica adequados para isso. Combinado, turminha? Espalhe na sua rede!!!

 

  1. Acho que as pessoas deveriam se informar melhor antes de ficarem perpetuando mitos sem embasamento científicos sérios. Por favor, antes de expressar e compartilhar uma informação, verifiquem se esta é válida:

    http://www.cancerresearchuk.org/cancer-info/healthyliving/cancercontroversies/Plasticbottles/

  2. Aproveitando para falar do risco de quem toma o famoso cafézinho durante todo dia de trabalho em copinhos plásticos também!

  3. ISSO É MUITO BOM, PRECISAMOS MAIS DE PESSOAS COM BOM SENSO, EDUCAÇÃO E ACIMA DE TUDO RESPEITO. COISAS ESSENCIAIS PRA VIVERMOS EM SOCIEDADE, E QUE ULTIMAMENTE TEM FALTADO MUITO.

  4. A melhor maneira de viver é viver simplesmente. Usar panelas de ferro, metal ou pedra(as de pedras são maravilhosas). Não ter microondas(pra quê? usa o fogão mesmo). Não tomar refrigerantes: toma água e sucos naturais. Não comer produtos industrializados. Comer frutas é muito melhor. Cultivar umas arvores no fundo do quintal: dá sombra e ainda dá frutos. As pessoas modernas se voltarem às origens simples irão ser muito mais feliz e gastar menos dinheiro.

    • Perfeito Tania! Isso mesmo. Plantar os próprios alimentos é tudo de bom. Todo o nosso lixo (cascas de frutas, batatas, cenoura etc) pode ser transformado em adubo para o canteiro de temperos, couve, tomates, alface, por exemplo. Eu tenho minhas plantas em vasos. E não dá quase trabalho nenhum! Quem mora em casa e tem um pedacinho de terra pode fazer canteiros de hortaliças e plantar laranjeiras, bergamotas, limoeiros, goiabeiras e outras frutas que gostar. Nos precisamos voltar a viver naturalmente, sem tantos produtos industrializados.
      Depois do entusiasmo inicial, agora descobriram que o plástico faz mal à nossa saúde. Nada melhor do que o velho vidro. Pode ser limpo e reutilizado até se quebrar.

  5. Não duvido nada que muitos destes que criticam o uso de plástico são fumantes. Estão se matando com algo bem pior e pior…. Sabem que faz mal!!!! A muito tempo!!!!

  6. Quem faz isso? O plástico com numero 7, eh cancerígeno e ja foi mandado pela Anvisa para retirar do mercado e usar outro tipo. Mas faze arroz na garrafa pet tbm, pela mor, sp falta assa a carne no ferrro de passa roupa!

  7. Ninguém lê direito pergutaram mil vezes do plastico
    No microondas!

  8. Ah quer saber, viver causa câncer………… vamos todos morrer mesmo, então vamos viver mais e nos preocupar menos com essas besteiras.

  9. Gente, em caso de dúvida não faça. Já tem tanta gente morrendo de causas diversas, pra que morrer de arroz.

  10. Acredito que se toxinas fossem liberadas estariam presentes nos refrigerante na fabricação pois a garrafa é moldada por pressão e calor.Por outro lado se usa esta técnica em raras ocasiões,não sou especialista no assunto,mas não chega a comprometer a saúde.

    • Rogério , como químico posso te dizer que NÃO! A garrafa é moldada através de ar quente e depois desse processo ainda LAVADA de forma a garantir que quaisquer resquícios de algo na garrafa sejam retirados . Acontece que na brasa você atinge temperaturas superiores as que o PET conseguiria suportar sem lançar suas toxinas. Dioxina é altamente cancerígena CUIDADO! Não se arrisque por causa de um arroz. Garrafas pet foram feitas para se guardar coisas em temperatura ambiente e a frio.
      RESUMO DE TUDO : COMPROMETE E MUITO SUA SAÚDE , VÁ FAZER ARROZ EM PANELA QUE VOCÊ VIVE MAIS!

    • A garrafa pet não é moldada com o refrigerante dentro. Ela é moldada (aquecida), depois de um longo processo que o refrigerante é inserido na garrafa.

  11. Pessoal… A nova moda nas cozinhas são as formas de silicone, pois os alimentos não grudam nela depois de assados.

    Será que faz mal também? Utilizo-as em forne elétrico, temperatura média de 200 graus para assar diversas coisas.

    Estou ficando preocupada com as inúmeras porcarias que estamos ingerindo.

  12. Daiana de Paula Sales 22 de fevereiro de 2014 at 13:23

    Ela é Doutora em alimentos feitos em Plásticos???
    E os plasticos para cozinhar no Microondas?

    • Os alimentos aquecidos com plastico no microondas n oferecem nenhum risco pelo fato de que microondas aquece apenas as moleculas de água! pelo amor de deus vá estudar um pouco ou se esclarecer antes de comentar algo

    • Os plástico pra microondas, são para microondas!! Eles são BPA free!!

    • Os plásticos para cozinhar no Microondas, você mesmo já disse subliminarmente, foram feitos ESPECIALMENTE para aguentar o calor gerado pelo Microondas.

    • Os plasticos pra micro-ondas são diferentes..

      nesse caso a garrafa pet não é preparada pra temperatura nem nada, sou seja realmente pode liberar substâncias que se misturem no alimento.

      Trabalho com polímeros e acharia bem perigoso se visse alguém fazendo o arroz desse jeito…

  13. ficou tao apetitoso esse arroz

  14. No tempo da vovó não tinha essas coisas e o câncer e tantas doenças e pragas por ai, eram tão raros que nem falavam a palavra câncer, só era coisa ruim, coisas de plásticos nem existia, panela de ferro, argila, de alumínio, xícaras, copos só existia em porcelanas, vidro ou argila. Em bebidas eram garrafas de vidro retornáveis quando se comprava no armazém, venda ou mercearia, o SUPER mercado ou shopping só passou a existir quando os elementos de ofertas aumentaram impondo como obrigatórios pela publicidade e vendas em marketing, forçados por todos os meios públicos, sociais/competitivos/status como elementos básicos. O ser humano passou de consumidor a consumido pela ambição dos grupos dominantes. Eclesiastes 8:9

  15. O bom é usar garrafa pet adquirida da reciclagem, tipo as que já foram usadas para carregar gasolina ou etanol… Dá um tempero legal.

  16. Estou preocupada. Uso muito o aquecimento de alimentos no microondas e aqueço plásticos diversos. E mesmo se o recipiente é de vidro, acabo colocando uma tampa plástica para proteger, que é comercializada para esse fim. Há muitos erros na minha cozinha.

  17. Ha muito tempo assisti um filme sobre a linha de “montagem” de um refrigerante PET e nele as garrafas eram elevadas a altas temperaturas ,portanto refrigerante deve ter o Bisfenol ou esse plastico devido a essa linha de produçãonão libera isso?

  18. pra que usar uma garrafa? faz o arroz na panela mesmo!!!

  19. boa noite mas então quer dizer que os pote de micro ondas também pode provocar este mesmo efeito quando aquecido no micro? ou não

    • Sim, Éder! O ideal é que você compre potes “isentos de Bisfenol-A”…. As chupetas já estão vindo com este indicativo e alguns potes também.

    • Sim qualquer plástico submetido a calor libera Dioxinas, sabe aquele copinho branco do cafezinho, pois é aquilo deveria ser proibido, pior que isso é o cafe no copinho de isopor esse então mata mais rápido. Outra dica bebida Alcoólica em garrafas PET também não pode o Álcool absorve substâncias toxicas do plástico. Mas nunca ninguém falou nada, é a industria não vai falar para parar de usar uma coisa que rende milhões. E pra fechar os apaixonados por refrigerantes além dos males do refrigerante precisa dizer como fica esse liquido maravilhoso depois que o caminhão rodou por horas debaixo daquele sol quente!!!!!!

    • é claro ,todo plastico que entra em contato com calor ,libera bisfenol A e plastificantes que quem usa acaba comendo por tabela

  20. Ah, velho. Ninguém vai morrer por causa disso.

    • não vai morrer disso de imediato ,más a pratica continuada disso ,provocara doenças irreversíveis ,morrera aos poucos , com sofrimento no bolso pois a quantidade de remédios para se manter vivo é brincadeira

  21. Na verdade as garrafas PET já vem de reciclagem, no caso de mamadeiras o plástico é ‘virgem’ não passou por nenhuma transformação ainda, então não tem problema. Existem empresas que fazem mamadeiras com plástico reciclado, aí está o problema, se for uma mamadeira de marca boa (possívelmente) não há risco.

  22. Não conhecia esta “técnica”, aqui no sul não é utilizada, pois nosso churrasco é no espeto. Procuro comprar produtos livre de bisfenol para meu filho e reutilizo a garrafa pet somente para colocar água no congelador.

  23. ETA POVO MAIS BURRO….

  24. Aquecer plásticos libera o bisfenol e outras substâncias tóxicas, seja churrasqueira, forno, fogão ou microondas!

  25. Quer uma solução para isto (os malefícios de se aquecer plastico junto com alimentos): nesse caso utilize para fazer o arroz na churrasqueira aqueles sacos do “meu frango assado” da knorr (eu acho).

  26. Tas, só pra te dar um toque, não tem a ver com o assunto, mas há alguns problemas de gramática no texto, dá uma olhadinha. Abraço. Prof. Edu.

  27. Obrigada pela preocupação em passar essa informação.

  28. Não sou a favor dessa prática, mas até onde sei, o Bisfenol-A está presente em apenas alguns polímeros, como o Policarbonato, muito usado no passado para confecção de mamadeiras.

    PET e Polipropileno que são utilizados na fabricação dos potes que são utilizados em Microondas não possuem este componente, sendo permitido seu uso para contato com alimentos.

  29. E quando aquecemos comida em potes de plástico no microondas? Também é perigoso?

    • Só falaram do Bisfenol, mas um dos mais perigosos são as Dioxinas.
      segue link falando delas.
      http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1073-conheca-os-perigos-da-dioxina-e-como-preveni-los.html

    • Larissa Mayara da Silva Damasceno 21 de fevereiro de 2014 at 15:30

      Não, se forem usados depósitos plásticos cujo uso é apropriado para este fim e que estes também sejam aquecidos numa temperatura permitida, geralmente entre -21º e +85ºC. Ultrapassando esses limites, os plásticos podem alterar suas propriedades e liberarem substâncias nocivas aos alimentos. Costumam fornercer essas informações na embalagem, mas existem marcas que são livres desses componentes, tais como a Ziploc e Tupperware

    • Não! pq o que o microondas faz é acelerar as moléculas de água dos alimentos e assim os aquecendo e no plástico não tem água!!
      Ex: pão dormido, ele está duro, mas quando vc aquele no M.O ele acelera as moleculas de água e enquanto estiver quente ele vai estar fofinho, a medida que for esgriando volta a endurecer…

    • Depende do Plástico.. alguns estão vindo com a quantidade reduzida ou sem nenhuma substancia.. Procure se informar na composição dos plastico que utiliza se para aquecer

    • Sim, dependendo do plástico usado também pode liberar substâncias cancerígenas. O ideal é usar vidro.

    • Existem tigelas de plásticos específicas para irem ao forno microondas, que no caso não derretem.

    • Fábio Rodrigo Bocutte 21 de fevereiro de 2014 at 15:09

      Deveriam também comentar sobre os hormônios que injetam nos gados, que colocam nas rações das galinhas. Sem falar de conservantes, corantes, acidulantes entre outros compostos químicos que colocam em alimentos industrializados, em que dizem não fazer mal a saúde. Será????

    • Feliz, todo problema é causado por uma substância chamada Bisfenou, quase todo Plástico libera quando aquecido, seja copinho descartável pra café, garrafa pet, ou Tupperware, devem apresentar um celo de “Não contem Bisfenou” Ou de “Esse produto pode ir ao microondas” do contrário é super perigoso.

    • Felipe, hoje em dia nós temos muitas empresas que não utilizam um produto químico na confecção desses potes, os quais podem ser colocados no micro-ondas, para aquecer alimentos. Os mais perigosos mesmo, são os que você vê no rótulo os números 5 ou 7. Espero ter ajudado.

    • o material não eh o mesmo.

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>