Blog do Tas

Qual é a graça do sorriso metálico?

19 de fevereiro de 2014, 13:33

Escrito por marcelotas

Para tudo. Sempre peço a ajuda de vocês para entender o mundo muderno. Deste vez, o caso é grave e urgente.

 

Por que, ó céus, de uma hora para outra sem ninguém me avisar, colocar aparelho ortodôntico virou moda? Antes, lembro bem, eles serviam para endireitar os dentes. Era uma chateação. A gente fugia deles como o diabo da cruz. Agora, virou moda. Tem gente com problema algum nos dentes procurando sarna para se coçar e enfiar um arame farpado no sorriso. E não é coisa de adolescente só não. Vai do jovem executivo ao rapper do funk ostentação, passando secretária de meia idade na Avenida Paulista aos rapazes do stand-up comedy… Todo mundo quer metal na boca.

Uma busca no Google me deixou ainda mais assustado. Já existem, há uns bons anos, séries de desenho animado, graphic novels, blogs, aparelho de time de futebol… e até camelo na 25 de Março vendendo ortodôntico pirata para atender esse “público”.

Gente, o que está acontecendo?!? Qual é a onda dessa bagaça? Que graça tem o sorriso metálico? Dessa vez fiquei desentendido… Socorro, alguém me explica!?!?!

 

  1. Pingback: O que faz um ortodontista? | Medo de Dentista

  2. Caro Tas, tu que é mais midiático do que eu pode solucionar essa questão muito facilmente com uma ligação para Madonna, que tem a resposta na ponta da ling…, digo, dos dentes. Abraços.

  3. Simples, a oferta veio antes da procura… Começa com borrachinha colorida no camelô, pro carinha q tem aparelho mesmo… E o amigo dele q foi junto, de repente, quer igual, só q num usa aparelho… O vendedor percebe o lampejo frustrado, e no dia seguinte, tem o armarinho tb.
    A tia dele cola td na garagem mesmo, e ambos saem com uma bodega colorida rindo um pro outro…
    O carinha q teve um segundo de vontade, é bombardeado com a oferta. Ta feito.

    • comprei o kit borrachinha braquete e gostaria de colocar nos meu dentes de cima vc conhece alguem q coloca , poderia responder meu email

  4. Assistimos com tristeza a banalização de uma especialidade, a Ortodontia e Ortopedia Facial. Isso ocorre devido ao numero excessivo de faculdades e cursos de especialização de péssima qualidade. Na área de saúde a qualidade do serviço está diretamente relacionada com a qualidade e a quantidade de treinamento, o grau de especialização e a experiência do clínico em seu respectivo campo de atuação. A qualidade do tratamento ortodôntico requer combinação de ciência e arte. Essa dualidade tem sido reconhecida desde o início da especialidade em 1901. Para que o objetivo do tratamento seja plenamente alcançado, o fator mais importante é o diagnóstico preciso. Apesar da existência de diversas técnicas, se o diagnóstico for incorreto, o resultado será insatisfatório mesmo se a técnica for a melhor. Nenhuma técnica ou tipo de aparelho, substitui a boa formação profissional, indispensável para a realização de um tratamento bem sucedido.
    Roberto Lima – Ortodontista

  5. Esta situação é problema de saúde publica. Como dentista, apesar de não ser ortodontista fico horrorizada, pois essas pessoas não tem noção do quanto a saúde bucal está sendo prejudicada. O prejuizo bucal pode ser irreversivel. A classe odontologógica está revoltada com essa situação, já não basta a odontologia estar desvarolizada e escravizada por convênios que pagam 10 reais uma consulta, agora virou palhaçada.

  6. Este tal de modismo de ¨aparelho nos dentes¨tem a necessidade de os órgãos responsáveis pela fiscalização da venda de materiais e instrumentos odontologicos agirem. Os problemas que poderão acontecer são muitos e graves: perda de osso, inflamação e infecção de gengiva, amolecimento dos dentes, lábios, gengivas e bochechas machucados, perda de dentes. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo está em campanha contra isso (veja no Facebook, na Folha de hoje, no SPTV de ontem, no Bom Dia, Brasil de anteontem). É necessário informar a população, que tratamento de saúde não é modismo, não é enfeite, não se busca porque se quer. Tomara consigamos fazer o que de necessário.

  7. Tas na minha opinião é falta de esclarecimento desses jovens ou adultos sem noção. Daqui à pouco vira moda engessar um membro do corpo…já imaginou? rsrs

  8. Sinceramente? Isso é coisa de quem não tem o que fazer! As pessoas perderam a noção do que é moda e acham legal qualquer futilidade.

  9. Se é moda ou não, eu não sei. Sei que eu uso pra corrigir a mordida, e que não é nem um pouco agradável, corta, machuca, sangra às vezes, e o que é pior, dificulta na hora da higiene.
    O que me chocou foi essa informação aí de camelôs comercializando isso e colas para isso! Esse povo é louco, no mínimo!

    • e nem bonito isso é! Coloquei mesmo pra corrigir uma coisa que tava acarretando outros problemas, e quis a coisa mais discreta a transparente e invisível possível!

  10. Li a maioria dos comentários, e gostei da discussão. Mostra opiniões bem divididas.
    Confesso que, nunca parei para reparar e pensar que poderia ser modismo.
    Creio que, de alguma forma, as pessoas tenham atualmente decido investir um pouco mais em si, portanto não vejo modismo, mas sim um pouco mais de amor próprio.
    Se uma pessoa estuda para trabalhar com ortodontia, e decide “empurrar” aparelho nas pessoas, ou ainda, aceita instalar sem necessidade (ai sim, chegamos ao modismo), esse profissional deveria ter vergonha de si, rasgar o diploma, e procurar outra profissão, ou então, cadeia nele!
    Instalei meu aparelho a 6 meses atrás, tenho 32 anos, e só estou usando devido necessidade de implantar um dente (perdi um dente permanente aos 7 anos).
    Voltando ao início: no passado distante, faltava R$, depois, por volta das 20 e poucos anos, até era possível R$, porém fui deixando pra lá… ou seja, não me sinto na modinha… e adorei esse post Professor!!!

  11. Eu usei durante três anos, para fazer correção da mordida, pra mim foi algo traumatizante, machucava minha boca, tinha aftas e pra limpar então.
    As pessoas estão perdendo a noção mesmo conheço várias ue estão nessa onda dizem que acham bonitinho. aff…

  12. Nunca precisei. Mas acho que é “modinha” “fazer parte do grupo” e acredite: “sinônimo de status”. Por acaso vc já viu uma pessoa humilde (tô falando humilde meeeeesmo) usar um aparelho desses? Se essas pessoas tiverem dinheiro para comprar uma pasta e uma escova, provavelmente estarão deixando de comer alguma coisa que gostam. Desculpe pela seriedade da resposta, mas vc perguntou e eu respondi…rsrs

  13. Virou modinha msm…eh um saco esse aparelho…coloquei a pouco tempo e já estou querendo tirar,mas a minha dentista estimou uns 2 anos em manutenção correta…ngm merece,eh uma dor insuportável,um gasto de dinheiro imenso,uma chatice sem tamanho.Esse pessoal q coloca as vezes sem um auxilio de especialista não tem noção do risco que está correndo,e não entendo pq virou essa modinha,pq eu acho ridículo aparelho,p/ que uma pessoa com sorriso perfeito vir a usar por “estética”… sem noção.

  14. Tas, os camelôs estão vendendo inclusive a cola para os aparelhos, aquela tipo “cola de contato”… e tem gente colando coisa nos dentes que não sai mais… uma verdadeira aberração!!!

  15. Eu uso esse aparelho fixo dês de 2006 ,coloquei aos 14 anos Hoje com 22, estou louca pra tirar ele , porque é horrível, dói muito ainda mais quando você coloca o separador antes de colocar o aparelho , pense na dor que é .. Então. rs

  16. A meu ver, não é moda não. É uma questão de saúde bucal mesmo. Em alguns casos pode até ser estético, mas moda? Eu mesmo colocarei semana que vem, tenho 37 anos e preciso colocar há vários anos. Ainda não havia colocado por força das circunstâncias.

  17. Tas, também não consigo entender essa moda!!! Usei aparelho por 7 anos….e não imagino como pode ser legal isso, machucava toda a boca, cortava mesmo!!!!! Acredito que cada louco tem sua mania!!!!! bjs

  18. Não sei onde está a graça, mas já previ essa moda há muitos anos atrás, quando coloquei aparelho e fiquei com eles durante 10 anos…!!!! rsrsrsr

  19. Acho que é moda mesmo!!
    Nos anos 70 a moda era botas ortopédicas.

  20. Fabricio Bemfica Neves 19 de fevereiro de 2014 at 15:23

    Aparelho ortodôntico não é para ter graça, e sim para corrigir posicionamento dos dentes e arcadas! Ortodontistas e Ortopedistas capacitados e honestos não instalam aparelhos sem indicação! Devido a consistência mais mole dos alimentos hoje em dia, causando um mau desenvolvimento das arcadas, as indicações aumentaram! E aparelhos ortodônticos não tem idade! Todos querem um sorriso hormônico e saudável! São 3 anos de estudo para realizarmos um tratamento correto!

  21. Já usei aparelho ortodôntico, mas por problema na ATM (articulação têmporo-mandibular). Limpar os dentes era questão de paciência e habilidade. Passar o fio dental por entre os araminhos, usar escova bitufo e sei lá mais o que, exigia tempo e dedicação. Hoje virou moda, assim como o piercing, as tatuagens. E, juntamente, com os profissionais especialistas em ortodontia (que se formam a rodo), tem jeito melhor de faturar uma graninha fácil?

  22. E eu que preciso muito usar não tenho um pingo de grana pra colocar… Tenho medo desses jovens e de como eles serão no futuro…

  23. Na minha época, e nem sou tão velha assim, só tenho 22 anos, usar óculos e aparelho eram motivo de zoação eterna na escola. Eu usei óculos dos 06 aos 12 anos e sei bem como é. Mas de uns anos pra cá, realmente, a coisa saiu do controle.
    Hoje em dia usar óculos é cool, e aparelho virou enfeite na boca.
    Confesso que uso aparelho, por obrigação, porque minha mordida é bem torta. No começo eu gostei muito, mas daí vieram as dores, aftas, comidas enroscadas que são um saco, principalmente quando estamos comendo na frente de outras pessoas, dificuldade em pronunciar certas palavras (tô sofrendo no curso de inglês), entre outras coisas…
    Mas, o mundo anda muito estranho ultimamente…

  24. Bom isso é um assunto bem preocupante sim, mesmo porque vejo no dia-a-dia principalmente adolescentes querendo colocar aparelhos sem necessidades nenhuma, apenas por moda, outro dia mesmo não lembro em qual canal mostrou uma reportagem a respeito de jovens e adultos estarem colocando aparelhos ortodônticos em casa ou em qualquer esquina sem irem ao um profissional qualificado, digo qualificado porque sei que existe uma porcentagem que só querem ganhar dinheiro.
    Esses jovens podem sofre as consequências de suas “modinhas” de hoje no futuro, correm sérios riscos de perderem os seus dentes porque usam materiais desapropriado igual um vídeo que tem no youtube, um rapaz em carro velho todo desmontado colando o aparelho com uma cola permanente.

    Agora tem uma outra porcentagem de usuários de aparelhos ortodônticos como eu por exemplo que usam não só por estética, mas para corrigir problemas bucais e como nunca é tarde para se preocupar e cuidar de sua saúde bucal, fiz esse sacrifício e não aguento mas, não vejo a hora de tirar isso.

    Segue o vídeo no qual mencionei : http://www.youtube.com/watch?v=S_FRNQI0b14

  25. Os aparelhos viraram moda sim……trabalho como secretária em consultório e vcs não tem noção de como as pessoas querem colocar aparelho sem ter necessidade. O pior não é colocar o aparelho, o pior é que essas pessoas não dão sequencia ao tratamento (fazendo as manutenções mensalmente, e seguindo a orientação do dentista)….e se essas pessoas tivessem a consciência de como isso pode causar problemas elas não fariam….e o engraçado q depois ainda falam que a culpa é do dentista….

  26. Difícil mesmo arriscar um comentário leigo neste assunto de modismo mesclado a talvez um surto psicótico social de auto afirmação oral metalizada. Em nossa sociedade onde o equilíbrio sempre foi marca preponderante apenas no sorriso alheio o fascínio pelo metal se dispersa no contra ponto das amadeiradas cara de paus de quem apenas assiste a tudo com a boca cheia de agua a muito tempo. Aliás da vermífera condição contemplativa vê-se muito mais do próprio dissipamento ou evaporamento individual entre a pluralidade da gama de assuntos tão mucosais tanto da parte dos bochechudos dementes expectadores com suas permanentemente encharcadas bocas quanto da falta de higiene adequada da nova classe dos jovens emergentes por falta de orientação. se misturar esses dois últimos preponderantes então… haja ferrugem pra tanta boca sazonalisada.

  27. Não vejo o mínimo propósito nisso… Eu uso aparelho mas conto os dias para tirar

  28. eu usei pq tinha os dentes muito tortos, tinha vergonha de sorrir e até me chamavam de “predator” na escola, mas quando comecei a usar, usava o expansor palatino (é um aparelho fixo metálico que fica preso no céu da boca) e os tracks (quadradinhos) no começo era horrível, mas depois virou parte de mim, e foi uma tristeza ter que tirar :( (. Mas agora me sinto melhor, meu sorriso está límpido e não me incomodo em ficar olhando no espelho pra ver se tem algo grudado depois que como.

  29. A coisa está tão disseminada, que já atendi pacientes interessados em colar aparelho ortodontico em protese…

  30. Não tem graça nenhuma usar aparelho, além dos mas estéticamente é horrivel, é bonito quando se tem os dentes perfeitos e alinhados, e tem que ter muito cuidado e higiene para se ter um aparelho. Acho que usar aparelho só pq é modinha é totalmente ridículo coisa de gente que não tem onde gastar dinheiro, o que é muito triste é que as pessoas que realmente precisam de um tratamento ortodôntico não podem ter o acesso devido as condições financeiras. Falo isso pq faz três anos que uso aparelho e sei o quanto é caro para a manutenção.Ah e não uso pq é modinha e sim pq foi necessário.

  31. Tas,
    Sabe que quando vi a reportagem… Pensei: “Gzuis, o mundo tá mesmo enlouquecendo e eu fiquei pra trás pregada nas minhas convicções e em minhas próprias loucuras de não aderir as “modinhas” do século 21″
    Postei recentemente minha indignação com esse assunto em minhas redes sociais (correndo o sério risco de ser taxada de chata), mas é o risco que corremos por se ter opinião própria e não ser movido(a) pela mais nova moda…

    Espero que a próxima modinha seja: Estudar, ler, querer cultura e um Brasil um “bucadin” melhor, vamos ver se aí esse povo adere também, espero que sim!

    Abraços! ;)

  32. É uma busca de identidade descabida,vi algumas vezes no Brás camelôs passeando entre o povo oferecendo o arame e as borrachinhas coloridas, fiquei pasma com a situação,pois qd usei lembro bem do quão dolorido era na manutenção e o quanto sofri com aftas causadas pelo atrito do aparelho em minha boca.
    A juventude quer ter uma identidade,mas se copiam,parecem gremilins após receberem água!! Se multiplicando na alienação e falta de amor próprio,não os entendo, fui adolescente e não precisei copiar ninguém pra ter amigos,muito pelo contrário,meu jeito de ser foi o que conquistou amigos verdadeiros que os mantenho até hoje. Seria bom se eles ouvissem quem já passou pela adolescência e aprendessem algo,principalmente a pensarem por si só, auto-crítica e o mais importante,amor próprio…..

  33. Como você disse aparelho é usado para consertar os dentes, mais hoje em dia todos querem por, por causa da moda.
    Mais eles não sabe o quanto é horrivel ter que usar aparelho, porque ele corta toda sua boca, você não consegue comer direito, fora os alimentos que grudam quando você esta comendo algo.
    entao só use aparelho se você realmente precisar.

  34. Descolados serão aqueles que decidirem usar o famoso “freio de burro”.

  35. Ha também dentistas que “empurram” aparelhos nos pacientes.

  36. Infelizmente não poderei te ajudar desta vez porque ainda estou tentando entender a graça do dente de ouro e do piercing no dente.

    abraço

  37. Bem, não sei se o caso de outras pessoas, mas eu, com quase trinta anos, coloquei aparelho.
    Quem me via perguntava porque eu estava com aparelho se meus dentes eram (sempre foram) bem bonitos. Sem falsa modéstia, meus dentes são bonitos.
    Acontece que tenho problema na ATM (articulação têmporo-mandibular) que promove uma mordida cruzada, como acontece na hora da alimentação, no meu caso, não tinha problemas estéticos, mas causava dor.
    Agora, pessoas que colocam aparelho só por moda, tem que ser muito masoquista. Esse trambolho dói e dificulta a limpeza!!!
    Quanto à idade, não vejo problema em se corrigir algum defeito na dentição à qualquer altura da vida!

  38. Eu particularmente acho fofo (nos outros). Acho que dá um charme na pessoa (não em todas). Mas as pessoas veêm mais pelo lado da estética e acabam entrando na “onda” , e não focam na questão principal que é a saúde bucal.

  39. Quero ver quando virar moda comer cocô e rasgar dinheiro…rsrsr

  40. Tas, se você conseguir entender, por favor, explique, porque eu também não consigo! Depois daquela comunidade de Ostentação de Aparelho, vi que o mundo está de cabeça pra baixo mesmo!
    Mas me lembro da minha infância, em que eu sempre quis usar aparelho nos dentes e óculos, achava lindo, mas hoje em dia, que tenho miopia e astigmatismo, e sofro muito com os óculos, eles me incomodam demais! Se é assim com os óculos, que posso tirá-los sempre que quiser, imagino com o aparelho, deve ser uó!

    • Pois é Lais…eu tbm na minha infância queria usar os óculos e aparelho,mas agr sofro com os dois…o óculos ñ te jeito de parar de usar não pois tenho miopia e astigmatismo tbm,mas o aparelho eu ñ vejo a hr de tirar…só pensar q ainda estou no começo do tratamento…aff é um saco.

  41. idiotice, talvez a garota ou garoto viu em alguem, achou bonito na pessoa, um diferencial, pq a pessoa precisava, e passou a admirar o diferente, acho q é isso, mas nem que eu fosse dessa geração eu entraria nessa modinha. meus dentes não são bandidos pra ficarem atras de grades kkkkkkkkkkkkkkkk

  42. hahahaha achava que era paranoia minha achar que isso virou moda. Mas olha só, virou mesmo. Antes era horrível usar aparelho e agora até quem não precisa tá usando. Sério, acho isso uma palhaçada.

  43. Taz, estou como você, perplexa e necessitada de explicações! Cada coisa!

  44. Acredito que isso tem a ver com “a nova classe C”. Colocar aparelho ortodôntico passou a ser sinal de status, quer dizer que a família tem grana para fazer tratamento dentário, coisa que até pouco tempo era uma utopia para eles.
    Some isso ao eterno desejo dos adolescentes de se “auto-afirmar” perante seus semelhantes e voilá… temos uma nova modinha.

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>